quarta-feira, 14 de agosto de 2013

STF abre inquérito para apurar se Bolsonaro foi racista com Preta Gil


Categoria: Racismo no Brasil

Publicado em Quarta, 14 Agosto 2013


STF abre inquérito para apurar se Bolsonaro foi racista com Preta Gil

Bolsonaro disse que não se referia a negros quando deu a declaração



O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso determinou a abertura de um inquérito para apurar se o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) cometeu racismo contra a cantora Preta Gil.

Em março de 2011, em entrevista ao programa "CQC", da TV Bandeirantes, o parlamentar disse que não discutiria "promiscuidade" ao ser questionado pela cantora sobre como reagiria caso o filho namorasse uma mulher negra.


O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, entendeu que há indícios da prática do crime de racismo e homofobia - pelo Código Penal, o crime de homofobia não existe. "O acusado fez declarações de cunho racista e homofóbico", citou Gurgel em pedido de abertura de inquérito enviado no fim de julho.

Ele pediu a abertura de inquérito após representações apresentadas por parlamentares e pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara na ocasião.

No começo de agosto, Barroso autorizou a instauração do inquérito. Ele pediu que a Polícia Federal solicite à diretoria da emissora Bandeirantes a gravação da entrevista sem edição. Depois das diligências, a Procuradoria ainda vai decidir se denuncia ou não o parlamentar pelo crime. Se isso acontecer, ele poderá ser réu em uma ação penal no Supremo.

O deputado disse que não entendeu direito a pergunta, que pensou que se referisse a gays e não a negros. Citou que deu entrevista "a um lap top" e destacou que houve um problema na edição da fita. "Minha briga não é com homossexuais, é com kit gay. Entendi uma coisa. Foi uma coisa grave, eles deveriam ter confirmado [que o deputado havia entendido a pergunta]. Passou vários dias até entrar no ar. Quando isso aconteceu, fiquei chateado. Preta Gil para mim nunca fedeu nem cheirou, porque não sou muito ligado no mundo artístico."

Bolsonaro disse ainda que está "tranquilo" porque, na fase de inquérito, será a oportunidade para que os fatos se esclareçam e que se verifique que ele não se referia a negros na resposta.

Relembre o caso

No dia 28 de março de 2011, o deputado participou do quadro "O povo quer saber" e a pergunta, previamente gravada, foi apresentada ao deputado: "Se seu filho se apaixonasse por uma negra, o que você faria?"

Bolsonaro respondeu: “Preta, não vou discutir promiscuidade com quer que seja. Eu não corro esse risco, e meus filhos foram muito bem educados e não viveram em um ambiente como, lamentavelmente, é o teu.”

Após a exibição do programa, Preta Gil postou no Twitter que processaria o deputado. "Advogado acionado, sou uma mulher negra, forte e irei até o fim contra esse deputado, racista, homofóbico, nojento".

Na ocasião, ele afirmou que não quis ofender a cantora Preta Gil, filha do ex-ministro e compositor Gilberto Gil. O deputado afirmou que não compreendeu a pergunta feita por ela e por isso respondeu daquela maneira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário